Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Veja como enfrentar a dor da perda sem se deixar afogar em lágrimas

Ficar longe de uma BFF, enfrentar a separação dos pais ou o fim da sua saga de filmes favorita é barra! Mas acredite: cultivar essa dor imensa, sem reagir, não vai adiantar nadinha. O segredo é encontrar novos motivos para sorrir!

Revista Atrevidinha Aprender a Perder

Todo mundo tem o direito de sofrer e de chorar ao descobrir que a melhor amiga vai mudar de escola, ou pior, de cidade. Só não vale ficar no chororô eterno. Por mais difícil que pareça, a melhor saída é aceitar a nova situação, procurar o cantinho mais escondido para guardar a sua dor e seguir em frente.
É claro que você não precisa fazer isso sozinha. Converse com as suas outras amigas, com seus pais ou com aquela professora que é uma fofa. “Nessas horas, não tenha vergonha de demonstrar seus sentimentos. Chore e desabafe, isso vai deixá-la mais aliviada”, ensina a psicóloga Rosana Zanella. Também é legal fazer coisas para se sentir bem. Vale ouvir sua música preferida, ir ao cinema, praticar esportes ou escrever no seu diário. E tente pensar que todo esse sofrimento vai ajudá-la a se tornar uma garota mais madura e mais forte.
Afinal, só lidando com as dificuldades é que nós descobrimos formas de superá-las e nos deixar preparadas para os próximos desafios que virão. E se você está sofrendo agora, por conta de uma perda daquelas, aí vão mais algumas dicas de como virar o jogo, espantando de vez a tristeza e o mau humor.

Bye, bye BFF

Revista Atrevidinha Aprender a Perder

Sua best vai mudar de escola, de cidade, de país? Antes de se desesperar, considere que a amizade de vocês tem tudo para sobreviver à mudança, não importa qual seja a distância que irá separálas fisicamente. Basta que as duas tenham vontade de manter o contato. Agora, você ainda tem uma megavantagem em relação a eles: a tecnologia. “Com as redes sociais e os programas de mensagens instantâneas, o contato é em tempo real”, lembra a psicóloga Beatriz Gonçalves. No mais, o jeito vai ser se aproximar de outras pessoas que você acha bacanas, na escola, no curso de inglês, no seu prédio e por aí vai. “É muito bom ter uma melhor amiga, mas isso não a impede de ter outros amigos e até várias turmas, uma em cada lugar”, afirma Beatriz.

Separação dos paisRevista Atrevidinha Aprender a Perder

Comece a recuperar do baque afastando qualquer tipo de culpa ou a ideia de que deveria ter feito algo para evitar a separação. Acredite: seus pais fizeram isso porque chegaram à conclusão de que podem ser mais felizes morando em casas separadas. Pensa bem: de que adianta eles continuarem juntos se só sabem brigar? Com o tempo, você vai se acostumar a encontrá-los em endereços diferentes, sem que isso mude a relação entre vocês. “O amor que a sua mãe e o seu pai sentem por você continuará sendo sempre o mesmo”, explica Rosana. Daí, quando a saudade bater, é só ligar ou dar um jeitinho de encontrar aquele que mora mais longe.

De casa nova

Revista Atrevidinha Aprender a Perder

Se a sua família resolveu mudar de endereço, de nada vai adiantar ficar dizendo que a antiga casa era muito melhor, que os outros vizinhos eram mais divertidos, que a padaria era mais perto. Tente ver aquilo que o seu novo cantinho tem de bom. Será que a sua janela não dá para uma vista mais legal? E aquela garota que sorriu pra você outro dia, como vai saber se ela não pode se tornar uma BFF se não der a chance de se conhecerem melhor? Por fim, vale lembrar que você não precisa deixar para trás a galera com quem costumava conviver. Passe para todo mundo o seu novo endereço, telefone e apareça para dar um “oi” de vez um quando. “O interessante é que você terá várias oportunidades de conhecer gente nova e as antigas amizades poderão continuar, independentemente da distância”, garante a psicóloga Cynthia Boscovich.

Irmãs para sempreRevista Atrevidinha Aprender a Perder

Não é só uma mudança física que nos afasta das pessoas que amamos. Às vezes, basta a irmã mais velha começar a namorar que a gente já começa a se sentir meio abandonada. Só que esse sentimento, apesar de comum e supernatural, precisa ser analisado com calma. Entenda que, agora, sua irmã precisa dividir a atenção dela entre a família e o namorado. E um dia você também vai estar nessa situação. Agora, se você está se sentindo sozinha, converse com ela. Diga que gostaria de fazer alguns programas com ela de vez em quando, como antigamente. Porque pode ser que ela nem tenha percebido que mudou de comportamento. Depois de conversar com você, ela certamente irá refletir. E quem sabe não toma jeito?
By.Atrevidinha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário