Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Saiba como não passar vexame com as atitudes vergonhosas da sua mãe.

A gente sabe que é sem querer... Mas bem que poderia ter um jeito de evitar que isso acontecesse, né? E tem!

Revista Atrevidinha Socorro, minha mãe me faz pagar mico!

Quem nunca teve vontade de sumir de um lugar público depois que a mãe deu uma mancada monstra? Pode ter sido um comentário inútil, uma atitude de carinho meio exagerada ou uma bronca daquelas. Não importa muito o fato, mas sim o bafafá que ele provoca. Parece que, de repente, estamos no centro das atenções. E é difícil não ficar completamente e absolutamente sem graça, né? Agora, se você não está mais a fim de passar por esse tipo de situação, algumas dicas das especialistas ouvidas pela Atrevidinha podem ajudar. Quer ver?

Chamá-la de um apelidinho brega na frente da galera

O que passa pela cabeça da mami: pode acreditar que, quando faz uma coisa dessas, a última coisa que ela quer é chatear você. A verdade verdadeira é que a sua mãe ainda não se acostumou muito com a ideia de que você cresceu e não é mais aquela criancinha que ela podia pegar no colo quando quisesse (e ainda chamar de “meu bebê!”). Agora, pensa bem: você também não fica confusa com essa história de não ser mais criança, mas de não ser ainda uma adulta? Então… Dê um desconto pra mami, vai!
A sua estratégia: se isso já aconteceu uma vez, chame logo a sua mãe para uma conversa. Mas não chegue criticando a coitadinha, vá com calma. “Explique que, da mesma forma que ela se sente mal quando você responde na frente de outras pessoas, você também se incomoda quando é chamada daquele jeito no meio dos amigos. Em vez de dizer que aquilo que a sua mãe fez foi ridículo, mostre a ela por que o comportamento dela a chateou tanto, não espere que ela adivinhe os seus sentimentos”, ensina a psicóloga Mara Pusch. Outra ideia é negociar. “Os apelidos carinhosos não precisam acabar para sempre. Mas combine com a sua mãe de usá-los apenas em casa”, sugere a psicóloga Cynthia Peiter.

Contar, empolgada, para todo mundo da família, algo da sua intimidade, como aluga coisa que aconteceu quando era criança

O que passa pela cabeça da mami: do mesmo jeito que você e suas amigas adoram fofocar sobre tudo o que acontece, sua mãe se acostumou a contar sobre os fatos mais importantes da sua vida para a sua família e até para as amigas dela. Ou seja, mais uma vez, ela não fez por mal… Agora, caberá a você colocar limites do que ela pode ou não contar, já que é da sua intimidade que se trata. Afinal, uma coisa é colocar no Orkut dela que a filha começou a andar ou disse a primeira palavrinha; outra é espalhar pra todo mundo que o bebê dela virou mocinha.
A sua estratégia: esse papo é mais delicado do que parece. “Então, escolha um dia em que estiverem a sós, numa boa, para entrar no assunto”, ensina a psicóloga Silvia Malamud. Aproveite para comentar que não gostaria que ela revelasse certas coisas que você conta só para ela. Pode ter certeza de que a mami vai se sentir superimportante ao perceber que está recebendo um voto de confiança seu e dificilmente voltará a pisar na bola. A psicóloga Marina Vasconcellos dá uma ideia do que dizer na hora H: “Daqui para frente, sempre que for contar algo sobre mim a alguém, eu gostaria que você me perguntasse antes se tudo bem ou se eu mesma não prefiro contar. Tem coisas minhas que são íntimas e que eu me sinto à vontade de falar com você, mas que não queria que as outras pessoas ficassem sabendo”. É certeza que vai funcionar!

Dedar todas as suas amigas para as mães delas depois de descobrir alguma coisa que vocês aprontaram juntas

O que passa pela cabeça da mami: se ela descobriu a sua pisada na bola por conta própria, é natural que esteja duplamente chateada. Em primeiro lugar, porque você fez algo que ela não aprova. E, em segundo, porque você inventou uma ou outra mentirinha para abafar o caso. Então, com tanta culpa no cartório, todo cuidado é pouco na hora de se aproximar, para tentar reverter a situação a seu favor.
A sua estratégia: para evitar que ela a coloque numa roubada dessas de novo, o único jeito é tentar reconquistar a confiança da mami, aproximando-se mais, trocando ideias e pedindo opiniões. Daí, quem sabe, num outro momento, ela até converse com você antes de ligar pra meio mundo. Porque tem uma coisa: em geral, as mães pegam mais pesado no controle quando a filha não lhes passa tanta segurança assim. Já pensou nisso?

Dar uma de amiga das suas amigas

O que passa pela cabeça da mami: arriscar umas gírias e ser simpática com as suas amigas, vá lá. Mas ficar horas batendo papo, trocar confidências ou pedir sapato emprestado já é demais e você tem todo o direito de se incomodar! Só que, antes de lavar a roupa suja com a mami, considere o fato de que ela está agindo assim simplesmente porque quer estar próxima de você e deseja participar do seu dia a dia.
A sua estratégia: não vale proibir a sua mãe de conversar com as suas amigas ou algo do tipo. Mas diga a ela que, em alguns momentos, ficaria mais à vontade se estivesse só com as garotas da sua idade. Em contrapartida, deixe bem claro que, em outras situações, quer estar só com ela. Uma frase como: “E se em vez de ir ao cinema comigo e com a turma inteira, você me deixasse ir só com elas e depois fosse só comigo, para curtirmos mais?”. Vai ser difícil ela resistir a um convite desses! Por último, se acha difícil demais entrar num papo desses sem magoá-la, prepare uma cartinha ou e-mail, contando como se sente. “Para a garota que é tímida, escrever é uma ótima saída. E certamente a mãe também vai poder refletir bastante depois de ler”, diz Cecília.

Puxar papo com o pretê, queimando seu filme

O que passa pela cabeça da mami: atitudes como essa podem irritar muito uma garota, mas saiba que a sua mãe só está querendo participar desse momento especial da sua vida. No pensamento dela, é importante conhecer melhor esse garoto ou até se empenhar na missão de mostrar a ele o quanto você é uma garota especial.
A sua estratégia: para que a sua mãe se sinta mais segura, conte tudo o que sabe sobre o garoto de quem está a fim, pois isso vai diminuir um pouco a ansiedade dela (evitando que ela atrapalhe de novo a sua paquera!). Também é legal explicar a ela que prefere se entender sozinha com o garoto e que fica sem graça quando ela resolve se aproximar. Segundo a psicóloga Cecília Zylberstajn, vale usar algo como: “Poxa, mãe, eu entendi que você estava querendo ajudar. Mas eu preciso aprender a tomar atitudes sozinha, porque você nem sempre estará por perto” ou “As coisas que eu comento sobre um menino, eu não quero que conte para ele, quero que fique só entre nós. Combinado?”.
By.Atrevidinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário