Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

Nem tudo o que sua mãe fala é para irritar você

A Atrevidinha selecionou alguns conselhos de mãe que fazem todo o sentido e que vale a pena seguir. E não é só pra ficar na boa com ela, não. É porque vai fazer bem pra você. Verdade!
Por Rita Trevisan e Thaís Macena • Arte Sarah Assaf • Ilustração Amanda Miyuki
Matéria publicada originalmente na Atrevidinha 106.

O que ela fala: olha com quem você anda!
Por que ouvir (e levar a sério): sua mãe não tem motivo nenhum para encanar com as suas amigas e, se faz isso, é porque provavelmente está vendo de fora algum problema que você não consegue enxergar. Em geral, é legal ficar esperta com amigas que adoram colocar você pra baixo, que insistem para você fazer coisas que não quer e com as interesseiras, aquelas que só aparecem quando você convida para uma festa ou se precisam de uma ajudinha. Na dúvida, procure ter várias turmas de amigos: na escola, no inglês, no clube. Daí você pode selecionar melhor as suas bests, sem correr o risco de ficar sozinha.
O que ela fala: já falei que tem que escovar os dentes depois de comer (e usar fio dental e ir ao dentista todo ano e blá-blá-blá)!
Por que ouvir (e levar a sério): quanto menos atenção você der à sua boca, maior o risco de ter cáries, infecções e outras doencinhas chatas. E daí, quando o bicho pegar, quem vai ter que deitar na maca, ouvir o barulho do aparelhinho do dentista, tomar anestesia e passar dor será você, não a mami. Melhor prevenir, né?
O que ela fala: vai estudar, filha!
Por que ouvir (e levar a sério): em vez de deixar para se matar na véspera da prova, que tal estudar um pouquinho por dia? Tipo: você separa só meia hora depois da aula para rever o que aprendeu e para ter certeza de que não ficou com dúvida naqueles conteúdos. Para fazer render, desligue celular, computador, som e evite qualquer interferência externa enquanto estuda. Vai ver como vai ficar cada dia mais fácil tirar boas notas sem sacrifício.
O que ela fala: não vai sair ao sol sem protetor, hein!
Por que ouvir (e levar a sério): tudo bem que você ainda não está preocupada com as rugas que vão surgir pelo excesso de sol na sua pele, porque esses efeitos demoram pra aparecer. Mas quer um bom motivo para se proteger desde já? Muito sol pode deixar a sua pele mais oleosa e até provocar o aparecimento de espinhas. Isso sem falar na vermelhidão e no mico de ficar ardendo depois. Ninguém merece, né?
O que ela fala: chega de comer porcaria!
Por que ouvir (e levar a sério): tudo bem você atacar umas bolachinhas recheadas, um refri ou um sanduba gorduroso de vez em quando. Mas não dá para trocar as refeições por guloseimas. Então, tente, pelo menos no café da manhã, no almoço e no jantar, comer coisinhas mais saudáveis, tipo fruta, pão com peito de peru e leite, bife grelhado com saladinha bem colorida, arroz e feijão. Daí, nos intervalos, você pode até beliscar, mas sem exagerar na quantidade. Se perder a noção com as besteirinhas, você provavelmente vai ganhar muito peso e depois terá de passar a adolescência e a vida adulta fazendo regime. Além disso, quem come só porqueira pode crescer sem vitaminas e minerais e ficar com cabelos, unhas e pele em péssimo estado. Fuja!
By Atrevidinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário